quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Siguinificado Espiritual do Getsêmani



Getsêmani significa “prensa de azeite”, sendo o que se presume aqui foi ou é um olival, é o nome de um jardim em Jerusalem, que de acordo com as escrituras sagradas, Jesus e seus discípulos foram levados depois da Última Ceia, (Marcos 14.26, 32), sendo o lugar regular de encontro deles.

O Getsêmani, junto ao Monte das Oliveiras, foi o cenário da entrega final que Jesus, enquanto orava, suava sangue um grupo de soldados veio procurá-lo. e Judas, um dos discípulos o identificou para os soldados, beijando-o, na noite anterior à sua crucifixao. É um dos termos da língua aramaica encontrados nas Escrituras Sagradas.
 
O nome do local em que Jesus encontrava-se momentos antes de sua prisão trazia com exatidão o que estava acontecendo com ele, quando iria ser sacrificado e esmagado como uma azeitona, a fim de que a humanidade pudesse receber o Espírito Santo em seus corações. Ou seja, assim como uma azeitona é esmagada para extrair o azeite, Jesus também foi esmagado para salvar a humanidade.
 
Oliveiras anciãs crescem neste Jardim de Getsêmani. Muitas das árvores deste jardim são centenárias; algumas podem remontar ao século XII, quando os cruzados cristãos dominavam a cidade. Cientistas acreditam que algumas já existiam na época de Jesus. Várias igrejas foram construídas no Jardim de Getsêmani, marcando o local onde Jesus rezou. Hoje, neste local, há a Igreja de Todas as Nações, ao lado dos muros do jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário